Vitamina D

Relacionado com a falta de esta vitamina está o cancro e osteoporose.
A regulação de calcio do corpo humano é uma dança intrincada. Quando esta vitamina falta, forma-se uma substância chamada Paratomona que começa a sacar o cálcio do nosso esqueleto.
Um resultado provável desta situação é a osteoporose, a doença dos ossos rendilhados.

Más há mais doenças associadas a falta de esta vitamina, a final a vitamina D é uma vitamina lipossolúvel obtida a partir do colesterol como precursor metabólico através da luz do sol, e de fontes dietéticas. Funcionalmente, a vitamina D atua como uma hormôna que mantém as concentrações de cálcio e fósforo no sangue através do aumento ou diminuição da absorção desses minerais no intestino delgado. A vitamina D também regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos.

Em paises onde durante o inverno o sol apenas brilha algumas horas, tem a maior incidência mundial de diabetes, a Finlândia é um deles. A incidência de esclerose múltipla é quase nula nos paises perto do Equador, onde a exposição à luz solar é elevada.
A esquizofrenia, a hipertensão tambem estão relacionadas a falta de esta vitamina.
Então será que devemos ingerir vitamina D para nos proteger?
Pois a resposta é não, as doses para casos mais extremos devem estar baixo consulta do medico, devido a que um suplemento pode ser perigoso se a dose for ultrapassada. Factores têm de ser considerados.
O que está ao nosso alcance é receber os beneficios de uma exposição solar moderada e uma alimentação equilibrada incluindo salmão uma vez por semana.

Sem comentários: