Infusão de gengibre


Photobucket





Pesquisas científicas comprovam que o gengibre possui propriedades antiinflamatórias, sendo considerado uma ótima solução para dores. As propriedades terapêuticas do gengibre são resultado da ação de várias substâncias (citral, borneol, zingerona, entre outras).

Estudos comprovam que o gengibre é um excelente remedio para enjôo ou náuseas, e diferentemente das drogas, não provoca efeitos colaterais, nem sonolência, pois o gengibre não atua através do sistema nervoso. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde reconheceu a ação terapêutica dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôo e náuseas.No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas menstruais.Acrescentar um pouco de gengibre para bloquear os gases produzidos por alguns alimentos como a ervilha, realmente são benéficos. Pesquisadores indianos estudando propriedades terapêuticas do gengibre comprovaram sua eficácia como antiflatulente.De acordo com a fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre apresenta as propriedades acre e quente. O gengibre é usado para aquecer o baço e o estômago expelindo o frio, bem como para aquecer os pulmões a fim de expelir secreções. A raiz também é usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal.Devido a grande quantia de propriedades terapêuticas que possui, o gengibre é denominado por pesquisadores como “medicamento universal”.

Com o nome científico zingiber officinale, as virtudes do chá de gengibre (seu nome popular) são muitas. Além de melhorar a circulação sangüínea e prevenir coágulos, ele tem ação antiinflamatória, antioxidante, antibiótica, estimulante e antidepressiva, o que revela seu caráter animador, levantando a disposição geral. Também é muito indicado para tratar enxaquecas e gripes e, por ser um bom digestivo, pode cuidar de enjôos, gastrites e úlceras.
Mas seus efeitos não param por aí. O chá de gengibre também faz bem à beleza e à mente, pois, além de ser um eficaz relaxante, ele hidrata o corpo e ajuda a eliminar as toxinas, além de auxiliar o emagrecimento, devido a sua ação termogênica (transforma em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação).




Photobucket
Ingredientes:
50 gramas (cerca de 1 punhado) de gengibre fresco ralado e 1 litro de água
Preparo:
Adicione o gengibre ralado à água, em uma panela. Leve ao fogo. Ferva durante 15 minutos. Coe.
Está pronto! Pode tomá-lo quente, frio ou gelado. Leve para o seu trabalho. Pode tomá-lo diariamente.
Por favor, não adicione açúcar ou qualquer tipo de adoçante.

1 comentário:

Anónimo disse...

jean pierre : tomo a quatro meses t
odos os dias e todas as noites chá de camomila com gengibre e mel, nunca tive diarréia,tendinite, queimação no estomago,dores na coluna e parei de engordar,isto tudo eu tinha e paguei pra ver pois sou cético mas não sou burro uma coisa lhes digo valeu apena